Criar um Site Grátis Fantástico

Dicas de Pele

Dicas de Pele

 

          Pele Sensível  

 

A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.

Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas — além de também serem muito propensas à descamação.

Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos.

De um modo geral as peles claras têm mais tendência a apresentar sensibilidade.

Cuidados com a Pele Sensível

Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis — jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele, passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.

Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.

O tônico deve ser suave, sem álcool. A hidratação também deve ser feita com produtos especiais, já que produtos comuns podem causar alergia.

Cuidados pela manhã

A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.

  • Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação.
  • Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.
  • Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.

Cuidados à noite

  • Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza.
  • Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.
  • Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
  • Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.

Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

Dicas para Peles Sensíveis

  • O uso de ácidos deixa a pele mais sensível?
  • Na hora da maquiagem prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.
  • Evite cosméticos resistente a água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.
  • Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.
  • Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.

A pele sempre fica mais sensibilizada ao usar ácidos, ela resseca, fica avermelhada, coça e descama. Geralmente ocorre em quem está começando a usar o ativo. Mas se você já usa ácido retinoico há tempos e só agora ficou com a pele sensível, o culpado pode ser o exagero na quantidade aplicada ou o clima frio. No frio a pele resseca e pode dificultar o uso do ácido.

 

A pele sensível, que arde e inflama ao entrar em contato com substâncias fortes demais, funciona como um alerta do organismo. O seu oposto, a pele resistente, é mais difícil de tratar. Como tem uma barreira sólida contra os agentes externos, tolera bem qualquer produto. Mas poucos cremes ou loções são concentrados o suficiente para penetrar nesse tipo de pele e produzir o efeito desejado, seja hidratar, seja até nas rugas.

 

Click aqui nesse Banner e Saiba mais como cuidar de sua pele:

 

 

         Cuidados com a Pele Mista

 

    

A pele mista possui oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele apresenta características de desidratação, ou seja, é seca.

A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas. A pele possui uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência à descamação. Em certas regiões (secas), faz-se necessário um cuidado maior com a hidratação.

Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos específicos para esse tipo de pele, ou seja, produtos de dupla ação: hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Características da Pele Mista

Nem oleosa e nem seca, a pele mais comum entre as brasileiras é de fato a pele mista. Sua característica principal é de ser uma pele brilhante, com poros dilatados e excesso de oleosidade, principalmente na zona T (região da testa, nariz e queixo), e normal ou ressecada e opaca nas demais áreas da face.

 

   

 

Limpeza

Esse tipo de pele deve ser higienizado duas vezes por dia, com gel, espuma em mousse ou leite de limpeza. Para controlar a oleosidade, recomenda-se aplicar tônico ou adstringente na zona T. O ideal é que o adstringente seja sem álcool, para não causar ardência.

Hidratação

O uso de hidratantes estimulam a renovação celular, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Aplique o hidratante próprio para pele mista duas vezes ao dia. Espalhe com movimentos circulares e delicados até que ele seja completamente absorvido.
O ideal é aplicar produtos específicos para a pele mista ou oil-free. Na ausência de ambos, é necessário aplicar um para a pele oleosa na região T e outro para pele seca no restante.

Proteção

A causa número um do aparecimento de rugas é a exposição solar. A radiação solar destrói as fibras de colágeno, responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele, além de provocar manchas, sardas e até câncer de pele. Por isso, o protetor solar é indispensável, mesmo quando não há exposição direta ao sol. No mínimo fator 15 para usar em casa ou no escritório. Se houver qualquer exposição solar o fator deve ser pelo menos 30.  É indicado usar produtos que sejam livres de óleo ou possuam toque seco ou matte.

Esfoliação

Deve ser realizada apenas uma vez por semana, e somente na região da testa, nariz e queixo. Se a pessoa aplicar nas regiões mais secas, a pele ficará mais sensível e ressecada, pode até machucar.

Máscaras Faciais

Máscaras compostas por argila ajudam a clarear a pele e suavizam até mesmo manchas de acne, além de absorver a oleosidade do rosto. Para preparar a máscara, misture argila natural e água filtrada e aplique na pele por 20 minutos. O processo deve ser repetido a cada 15 dias.

Como cuidar da pele mista?

Quem tem pele mista, deve dar preferência aos produtos específicos para pele mista ou que não contenham óleo em sua composição. Para encontrar o equilíbrio adequado para si, precisa primeiro de determinar o grau de oleosidade e secura da sua pele nas diferentes partes do rosto. Na maior parte dos casos, as maçãs do rosto são secas e a zona-T é mais oleosa. Se a intensidade de ambas as zonas é moderada, uma limpeza facial diária adequada para o seu tipo de pele pode ser o suficiente para equilibrar a pele. No entanto, se as partes secas são mais intensas, irá necessitar de um hidratante. Se a Zona-T é especialmente oleosa, pode ser necessário adicionar um adstringente.

 Click no banner e saiba Mais: